Quando pensamos naquele belo assado ou em pratos mais sofisticados, lembramos logo do papel-alumínio. Afinal, ele é um item bastante utilizado na culinária. Mas será que sua função se resume somente à cozinha?

Confira esta lista e conheça outras 10 utilidades do papel-alumínio em sua casa:

Afiar tesoura

Pegue uma boa quantidade de papel-alumínio, amasse e depois dobre até resultar em uma espessura que possa ser cortada com a tesoura sem fio. Faça vários cortes no papel até que a lâmina esteja bem afiada.

Apertar parafusos

Alguns parafusos — quando mal colocados — acabam ficando frouxos e precisam de retoques. Para resolver esse problema, basta enrolar pedaços de papel-alumínio e colocá-los com um pouco de pressão sobre as frestas que sobraram. Essa opção pode substituir a fita veda rosca, caso você não a tenha em casa.

Eliminar odores ruins da geladeira

Quando for armazenar comida na geladeira, a envolva em um filme plástico e depois em papel-alumínio. Essa técnica preserva a umidade dos alimentos e ainda evita a propagação dos odores.

Aumentar a durabilidade de esponjas

Esponjas comuns de limpeza podem ter sua vida útil prolongada se, após cada uso, forem envolvidas em papel-alumínio e armazenadas dentro do freezer.

Limpeza de panelas

É possível também usar o papel-alumínio na limpeza da casa — ou melhor, de alguns itens da sua casa, como as panelas. Como? O papel-alumínio pode ser um bom substituto da palha de aço. Para isso, você só precisa enrolar uma bolinha e esfregar na superfície externa da panela (de qualquer tipo!), em todos os pontos que estiver suja com a ajuda de uma esponja e um bom sabão.

Lustrar metal

Envolva um recipiente com papel-alumínio e adicione duas colheres de sal e água fria. Mergulhe suas peças de metal escurecidas e deixe de molho por pelo menos 5 minutos. Depois disso, lave essas peças com água e sabão e elas estarão brilhantes novamente!

Mover a mobília

O papel-alumínio também é ótimo para forrar os pezinhos dos móveis quando você resolver mudá-los de lugar. A prática evita que o chão fique com riscos e ainda ajuda a deslizar itens pesados.

Barrar goteiras

O papel-alumínio é um material impermeável e fácil de modelar e, por este motivo, serve para resolver problemas de goteira — de modo provisório. Basta enrolar pequenas bolinhas e colocar sobre os buracos, fazendo pressão.

Passar roupas

Se quiser ganhar tempo ao passar roupas, basta envolver a tábua de passar com papel-alumínio e depois com um pano mais fino — lembrando de deixar o lado brilhante do papel para cima. Quando passar o ferro de um lado, o calor do papel refletirá sobre o outro e, assim, os dois lados da peça ficarão bem lisos.

Proteger o fogão

É possível criar uma proteção para o seu fogão cortando vários pedaços do papel-alumínio e colocando-o sobre a superfície. Essa alternativa é bastante prática e barata, já que os protetores vendidos no mercado também são feitos desse mesmo material.

Gostou das informações? Conhece outras utilidades do papel-alumínio? Deixe seu comentário e cadastre-se no site para receber a nossa newsletter!