Sal de cozinha durante a limpeza? É isso mesmo! Além de temperar a carne, a salada e tudo mais, o sal é um importante aliado na hora de fazer a limpeza da casa.

Mas como salgar minha casa pode ajudar a deixar tudo limpo? Confira a seguir nossas dicas de limpeza e descubra como o sal de cozinha pode ser um grande aliado!

Panelas limpas e desengorduradas

É realmente desgostoso segurar uma panela e sentir seus dedos escorregarem por causa de óleo. Para resolver esse problema, o sal de cozinha pode entrar em ação! Esfregue na panela um pouco de sal, com o auxilio de um guardanapo ou papel toalha.

Esse processo ajudará a desgrudar os restos de alimento e sujeira dos sulcos da panela, facilitando a higienização. Prossiga com a lavagem normalmente e obtenha, como resultado, uma panela limpa de verdade.

Tecidos sem mofo

Tecidos mofados não são nada agradáveis, não é mesmo? Mas a solução é simples! Para tirar as manchas e o odor, basta fazer uma mistura de sal e limão. Passe essa mistura na área afetada do tecido e deixe-o secar ao sol. Após seco, lave como costumeiro e verá um resultado incrível!

Geladeira cuidada e sem mau cheiro

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais acumula mau cheiro em toda a casa. Isso acontece porque, às vezes, esquecemos algum resto de alimento ou guardamos algo destampado que causam um odor desagradável. Nesses casos, o mau cheiro pode persistir mesmo ao eliminar a raiz do problema.

Uma boa dica é limpar as paredes internas da geladeira com um pouco de bicarbonato de sódio misturado com o sal de cozinha. Os odores vão embora como em um passe de mágica!

Ervas daninhas fora de casa

Essas ervas costumam nos incomodar, já que nascem nos lugares mais inoportunos ou prejudicam o crescimento de nossas plantas. Muitas pessoas usam venenos para acabar com as ervas daninhas, mas por que gastar dinheiro com algo, se você tem um substituto na despensa de casa?

Anote esta receita simples: ferva um copo de água, duas colheres de sopa de sal e cinco colheres de sopa de vinagre. Pronto! Jogue essa mistura ainda quente sobre as ervas e você verá que elas não crescerão novamente.

Cobre e bronze reluzentes

É natural que o cobre e o bronze percam seus brilhos naturais com o passar do tempo. Mas eles não precisam ficar foscos para sempre! Com uma simples pasta feita de sal, vinagre e farinha eles podem parecer novos. É só esfregar essa pasta nos objetos, lavar com água e secar com um pano limpo. Os resultados são impressionantes!

Molhou o tapete? Sem problemas!

Eventualmente deixamos cair algum líquido no tapete da sala. Muitas vezes não nos importamos muito com isso e o deixamos secar naturalmente. O problema é que o cheiro não costuma ficar nada agradável. Para secar na hora e sem trabalho, basta espalhar sal no local onde o líquido foi derramado.

Os cristais salínicos absorverão o fluido e facilitarão a secagem. Mas como recolher os grãos que ficaram em cima do tapete? É simples! Com uma rápida passada de aspirador de pó, está tudo certo de novo!

Torneira brilhando

Com o passar do tempo, as torneiras de casa ficam opacas e com um aspecto sujo. Para limpá-las, você deve usar diversos produtos e esfregar o local durante horas? Não mais! Para recuperar o brilho do material, basta misturar uma colher (de sopa) de sal e outra de vinagre. Usando esse composto, você não vai precisar esfregar com muita força — ou por muito tempo — para que suas torneiras cromadas fiquem brilhando novamente.

Você conhece outras utilidades interessantes para o sal de cozinha? Escreva suas sugestões em nossos comentários! E não deixe de se inscrever na newsletter da Oxigênio Gel, para receber várias dicas de limpeza e de como eliminar maus odores!